segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tecnologias trazem esperança para portadores de Paralisia Cerebral


 Tecnologias desenvolvidas para facilitar a acessibilidade de pessoas com Paralisia Cerebral ao uso do computador.


Em função das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação oral, as pessoas com Paralisia Cerebral são muitas vezes excluídas do convívio social. No propósito de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeiçoadas as Tecnologias Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.




Hoje vivemos numa época em que a tecnologia tem contribuído muito para facilitar a vida do ser humano. Para as pessoas com deficiências, ela é que faz com que as coisas se tornem possíveis, através de diversos artefatos tecnológicos que são utilizados, proporcionando independência, qualidade de vida e inclusão social à esses deficientes, pois sabemos como é difícil a vida deles sem o uso da tecnologia, principalmente as que tem dificuldades de comunicação e na funcionalidade de locomoção.

Hoje caminhamos para o contexto da escola inclusiva, onde as escolas recebem alunos com diferentes necessidades educacionais especiais, e precisam estar preparadas para recebê-los. Para incluir esses alunos portadores de paralisia cerebral as escolas precisam criar condições de aceitação e integração e o computador tem sido identificado como uma poderosa ferramenta educacional para esse fim.

Neste contexto o uso do computador pode facilitar o processo de aprendizado, uma vez que crianças com paralisia cerebral têm dificuldades de expressar respostas aos estímulos recebidos. Assim o educador poderá contar com essa poderosa ferramenta, tanto no processo de alfabetização, quanto no de comunicação.
Além do mais, essa facilidade de comunicação é considerada um ponto positivo no tratamento do deficiente, passando a ser estímulo para seu desenvolvimento e bem estar e possibilitando derrubar as barreiras para sua inclusão social.

Recursos de Acessibilidade Relacionadas ao uso do Computador

a)   Adaptações físicas ou órteses: São aparelhos ou adaptações fixadas no corpo, que quando utilizados facilitam a interação da pessoa com Paralisia Cerebral com o computador.




 Conheça abaixo algumas dessas tecnologias:


- Capacete com Ponteira: É uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores.









Outra órtese que utilizamos é o estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação, para alunos, principalmente com paralisia cerebral, que apresentam essas necessidades (estabilização de punho e abdução de polegar).


TSF 1 com Ponteira de Borracha É um estabilizador de punho e abdutor de polegar
- Pulseira de pesos: Algumas pessoas com Paralisia Cerebral apresentam movimentos involuntários de pequena amplitude ( atetose) em diferentes partes do corpo . Tais movimentos, quado presentes nos membros superiores podem dificultar o processo de digitação. A Pulseira de pesos é utilizada para reduzir esses movimentos.



b) Adaptações de hardware: São aparelhos ou adaptações presentes nos componentes físicos do computador, nos periféricos, ou mesmo, quando os próprios periféricos, em suas concepções e construção, são especiais e adaptados.

- Mascara de teclado (Colméia): Placa de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla do teclado, que quando fixada a uma certa distância acima deste, tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involutários pressione teclas indesejadas .






 


Mouse ++: Mouse adaptado com três teclas individuais grandes que permitem o clique, duplo clique e "arrastar".




Teclado com mácara coberta



Para baixar este software clique no endereço abaixo:

Texto extraído do site: www.intervox.nce.ufrj,br/beatriz/microfenix/tecno,htm

c)Softwares especiais de acessibilidade: são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação da pessoa com Paralisia Cerebral com a máquina.

 
Outros exemplos de Software Especial de Acessibilidade são os simuladores de teclado e de mouse. Todas as opções do teclado ou as opções de comando e movimento do mouse, podem ser exibidas na tela e selecionadas, ou de forma direta, ou por meio de varredura que o programa realiza sobre todas as opções.

Aluno comandando o computador com sopros no microfone

Para baixar este software clique no endereço abaixo:


Desenvolver recursos de acessibilidade também pode significar combater preconceitos,   pois, no momento em que lhe são dadas as condições para interagir e aprender, explicitando o seu pensamento, o indivíduo com deficiência mais facilmente será tratado como um "diferente-igual"... Ou seja, "diferente" por sua condição de portador de necessidades especiais, mas ao mesmo tempo "igual" por interagir, relacionar-se e competir em seu meio com recursos mais poderosos, proporcionados pelas adaptações de acessibilidade de que dispõe.

Diante disso, percebe-se a importância de aliar tecnologia à educação especial, pois só   assim, esses deficientes especiais conseguirão garantir o direito de acesso ao conhecimento, dando-lhes chance de desenvolver e mostrar seu potencial como qualquer cidadão considerado “normal” perante a sociedade, inclusive com ingresso ou reintegração dele ao mercado de trabalho.


Percebe-se que esses recursos são de alto custo, mas que gerenciados por empresas voltadas para esse benesse social e, com auxílio do governo federal, aos poucos, essa realidade passa a ser possível, principalmente nos grandes centros hospitalares, como é o caso de São Paulo.
             



























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