A IMPORTÂNCIA DAS TICS COMO TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

A tecnologia Assistiva   é um termo  ainda novo,  desconhecido por muitos, abrange metodologias, produtos, serviços, ou seja, toda e qualquer ferramenta ou recurso que promovam as pessoas com deficiência, maior facilidade na realização de atividades, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida.


  O Artigo 61 do Decreto nº 5296/04 aponta que as ajudas técnicas devem garantir aos deficientes, produtos, instrumentos, equipamentos ou tecnologia adaptados ou especialmente projetados para melhorar a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.

As TICs  engloba  áreas como mobilidade alternativa como o acesso ao computador e suas adaptações, a acessibilidade dos ambientes, a adaptação de atividades escolares, a adaptação de equipamentos de lazer e recreação, a comunicação alternativa e ampliada, a cadeira de rodas e andadores, a adequação postural com o posicionamento adequado do aluno na carteira da escola e outros. (NUNES; PELOSI, 2009).


Segundo   Vygotsky, é sumamente relevante, para o desenvolvimento humano, o processo de apropriação, por parte do indivíduo, das experiências presentes em sua cultura. O autor enfatiza a importância da ação, da linguagem e dos processos interativos, na construção das estruturas mentais superiores (VYGOTSKY, 1987). O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, pela cultura, escola, tecnologias, etc., influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa.




Na  educação o MEC vem implantando o programa de salas de recurso multifuncioanis, um espaço para atendimento educacional especializado, porém ainda não é suficiente, pois verifica-se que são poucas escolas que estão preparadas para receber  essa clientela.


Considerando as inúmeras barreiras que o deficiente enfrenta ainda hoje na sociedade, as TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, usadas como Tecnologia Assistiva, vem para a mudar a vidas dessas pessoas, quando desenve recursos de acessibilidade, tornando-as independentes e com isso, recuperam sua auto estima.


Nesse contexto, a Educação Especial é uma das áreas da Educação que mais pode ser beneficiada com os avanços tecnológicos, sobretudo no que diz respeito as TICs, utilizadas como Tecnologias Assistivas. Ela vem como    facilitadora do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, mas para isso acontecer,  torna-se necessário uma ótima formação tanto para os professores quanto para os  técnicos,  de forma que possam favorecer os processos de ensino-aprendizagem e poder garantir às pessoas com deficiências a terem acesso ao seu direito, sabendo da eficácia dos mesmos na prática escolar.

Assim, fica claro, que as TIC como Tecnologias Assistiva no processo de Ensino Aprendizagem, através de  seus recursos e serviços só contribuem para  o aumento das  habilidades, inclusão e vida independente das pessoas com necessidades especiais, contribuindo asssim na sua  auto realização.











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